A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) anunciou mudanças para o uso do VAR no Campeonato Carioca 2025. A principal delas será o aumento da espessura da linha de impedimento, que passa de 6cm para 12cm. O objetivo, segundo a entidade, é beneficiar os atacantes.
- Foi resultado de um estudo, uma decisão técnica daqueles que conhecem o regulamento da IFAB (International Board, órgão responsável por regulamentar as regras do jogo). E sabem do que acontece no mundo e traçaram algumas diretrizes para evitar divergências. Vamos cada vez mais buscar objetividade. Participaram da decisão todos os clubes. Não foi nosso. Apresentamos os motivos. Os clubes entenderam, fizeram algumas propostas e chegamos a um consenso - disse Rubens Lopes, presidente da Ferj, na noite desta quinta-feira, no lançamento do campeonato.
- Em relação à linha especificamente, são 12cm. O campo inteiro é marcado com 12cm (espessura das linhas de marcação do campo). Por que a linha do VAR tem que ser de meio milímetro? É uma conquista. Penso que é uma alteração pioneira. Dificilmente acho que alguém não vá seguir essa tendência - completou o dirigente.
Outra diferença importante em relação ao torneio do ano passado é a utilização do árbitro de vídeo em todos os jogos do Cariocão. Em 2024, o VAR só foi utilizado nos jogos que envolviam os quatro grandes clubes do estado (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco), além das partidas das fases finais.
Mais três novidades foram anunciadas pela Ferj: a parada do relógio nas revisões do VAR; a recomendação de não corrigir lances interpretativos; e a liberação da imagem somente após a decisão da arbitragem ser confirmada.