O último título de campeão carioca do Vasco foi em 2003, mas caso derrote a Cabofriense nesta quarta-feira, em São Januário, o atual time vascaíno terá um início de competição superior ao desta e inferior somente ao da equipe de 2000.
Treinado por Abel Braga, o Cruzmaltino estreou naquele campeonato vencendo por 2 a 0 o Madureira, treinado então justamente por Ademir Fonseca, atual técnico da equipe de Cabo Frio.
Com Hélton, Mauro Galvão, Felipe, Pedrinho, Edmundo e Romário, entre outros, o Vasco passou ainda por Bangu (3 a 0), Friburguense (1 a 0), Americano (6 a 0), Olaria (4 a 1) e Fluminense (3 a 2).
Nestes seis jogos, o Animal marcou sete gols (ele balançou redes nas seis partidas - duas vezes contra o Madureira). No restante da competição, ele marcaria apenas mais dois.
Por sua vez, Romário fez oito gols (ele atuou nas três últimas partidas da série - fez quatro contra o Americano). Ele acabou a competição como artilheiro, com 19 gols.
O Vasco conquistou a Taça Guanabara em 2000 com uma rodada de antecdência e goleou o Flamengo na última por 5 a 1. Contudo, na decisão do Carioca, perdeu duas vezes para o rubro-negro.