O clássico que vai abrir as semifinais da Taça Rio neste sábado coloca frente a frente um time que despontou como favorito ao título estadual e outro que entrou no campeonato apostando na tradição e na força da camisa para surpreender os rivais. De olho também na Libertadores, o Fluminense foi o clube que mais investiu no Rio. Já no Vasco, os reforços foram mais escassos e bem menos badalados, e a esperança da torcida se concentrou no ídolo Edmundo, que ainda não reeditou seus grandes momentos com a camisa cruzmaltina.
O GLOBO ONLINE comparou o desempenho dos dois semifinalistas nos 16 jogos já disputados até o momento no Estadual. E o tricolor das Laranjeiras leva vantagem. Confira os números, que incluem as fases classificatórias das Taças Guanabara e Rio, além da semifinal do primeiro turno:
O Fluminense conquistou 11 vitórias no total, uma a mais que o Vasco. Com mais três empates, o tricolor alcançou 36 pontos. Já o Vasco, que empatou apenas uma vez, tem 31 pontos no geral. O time das Laranjeiras também está melhor nos gols marcados: 46 a 40. Mas o Vasco desconta na defesa: foram 17 gols sofridos, contra 20 do Flu.
Nos clássicos, o Flu também foi melhor: perdeu duas vezes para o Botafogo (uma delas na semifinal da Taça Guanabara), mas goleou o Flamengo (4 a 1) e derrotou o Vasco (2 a 1) no único confronto entre os dois até agora no Estadual 2008. Já o time de São Januário está devendo: além do Flu, perdeu também para Botafogo (3 a 2) e Flamengo, na semifinal da Taça Guanabara (2 a 1). O único ponto em clássico foi conseguido no empate contra os reservas do Flamengo, pela Taça Rio.
Resultados melhores significam ambiente mais tranqüilo. Enquanto o Fluminense, classificado para as oitavas-de-final da Libertadores, mantém o técnico Renato Gaúcho desde o ano passado, o Vasco já teve três treinadores só no Estadual: começou com Romário, que passou o cargo para o então auxiliar Alfredo Sampaio, e agora aposta na volta de Antônio Lopes, que levou o time aos títulos do Brasileiro de 97 e da Libertadores de 98.
Mas Fluminense e Vasco têm algo em comum: eliminados na semifinal da Taça Guanabara, os dois rivais fazem neste sábado um jogo de vida ou morte. O vencedor continuará na luta pelo título da Taça Rio, em busca de um lugar na decisão do Estadual, contra o Flamengo. Já o perdedor dará adeus prematuramente ao sonho do título, e será o único dos grandes do Rio a não conseguir alcançar nenhuma final de turno.