O Vasco perdeu seu último jogo pelo Campeonato Brasileiro de 2013, marcado por uma briga generalizada na arquibancada da Arena Joinville, por 5 a 1. Ainda assim, a grande maioria dos torcedores cruz-maltino concorda com a decisão da diretoria de ir ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para tentar ganhar os pontos do Atlético-PR e impedir o segundo rebaixamento do clube à Série B.
Dos 9.831 internautas que votaram na enquete produzida pelo GloboEsporte.com, 6.997, ou 71,17%, acreditam que o Vasco deve recorrer ao Tribunal para tentar mudar o resultado da partida. Por outro lado, apenas 2.834 participantes, ou 28,83%, não concordam com a iniciativa da diretoria.
O corpo jurídico do Vasco se reuniu na tarde dessa terça-feira para conversar sobre a estratégia de defesa no STJD para tentar a anulação do jogo contra o Atlético-PR, conseguindo assim os três pontos que evitariam o rebaixamento cruz-maltino. De acordo com Luciana Lopes, advogada que representa o Vasco, o clube não queria voltar a campo após a paralisação de 73 minutos - 13 acima do máximo permitido pelo regulamento da CBD - por conta da briga entre as torcidas. Mas, como o árbitro determinou o reinício do jogo, não houve outra opção ao Vasco a não ser retornar.
O recuso vascaíno chega ao STJD nesta quarta-feira, e a decisão sobre a impugnação da partida está nas mãos do presidente do Tribunal, Flavio Zveiter.