Poucos dias depois de conquistar a Taça Guanabara Sub-20, o Vasco inicia neste domingo a busca pelo título do Brasileirão da categoria. A estreia será às 10h (de Brasília), contra o Atlético-GO, no CT do Dragão. Com um time novo, repleto de atletas da categoria sub-17, o técnico Igor Guerra vem preparando o elenco para a competição há quatro meses.
- Estamos felizes com o início do Campeonato Brasileiro, temos um grupo forte, muito empenhado no dia a dia de treinos e esperamos fazer uma boa estreia para continuar desenvolvendo o trabalho que temos feito no Estadual e evoluir cada vez mais - disse.
O título da Taça Guanabara veio na última quarta-feira após empate por 0 a 0 com o Bangu, no Estádio Nivaldo Pereira, e deu ao Vasco vantagem para a fase mata-mata do Carioca. O time, único invicto da competição até o momento, enfrenta o próprio Bangu nas quartas de final.
A confiança é o trunfo do treinador para a estreia no Brasileirão, já que o time terá desfalques importantes: o atacante Juan está lesionado; e o lateral-direito Paulinho, o meia Marlon Gomes e os atacantes Eguinaldo e Erick Marcus estão treinando com a seleção brasileira sub-20. Oportunidade para Igor Guerra testar outros jogadores.
- O time chega muito motivado, vai jogar uma competição brasileira com várias escolas, nos traz motivação e qualificação no desenvolvimento desses atletas. Temos uma equipe nova, com muitos atletas 04, e a tendência é que a gente utilize alguns atletas do sub-17, que vem fazendo um excelente ano e, inclusive, atletas 06, a depender do desempenho nos treinos. É um grupo muito qualificado, que vem tendo um início muito consistente, mas muito novo, que precisa amadurecer e ganhar experiência. Nossa expectativa é de uma boa competição para o Vasco - destacou o treinador.
O Brasileirão Sub-20 é um campeonato que o Vasco ainda não conquistou. As melhores campanhas foram em 2010, quando terminou em terceiro lugar, e 2019, quando terminou em quarto.
Para ficar de olho
O ge preparou uma lista com os cinco principais jogadores do elenco que vai disputar o Brasileirão Sub-20 e que merecem a atenção especial do torcedor do Vasco:
Cadu
No Vasco desde 2012, o goleiro conquistou os títulos do Carioca, da Copa do Brasil e da Supercopa do Brasil na temporada 2020. Na decisão da Supercopa, Cadu defendeu o pênalti que garantiu o troféu para os Meninos da Colina. Ele também foi o responsável ela classificação do time às oitavas de final da Copinha este ano, ao defender duas cobranças do Audax-SP. O jovem soma também pesagens pelas seleções brasileiras de base. No fim do ano passado, ele teve o contrato renovado até dezembro de 2024.
Paulinho
No clube desde 2014, o lateral-direito é um dos principais jogadores da base do Vasco e, aos 17 anos, já foi integrado ao time sub-20, apesar de estar jogando a Copa do Brasil Sub-17, competição onde é um dos destaques da equipe, que disputa a semifinal com o Grêmio. O jovem veio de Manaus, no Amazonas, quando tinha oito anos, depois de ter passado em uma peneira. No ano passado, Paulinho assinou o primeiro contrato profissional com o clube até agosto de 2024.
Marlon Gomes
Internamente, o meia é apontado como um dos atletas com maior potencial do time sub-20 e vem sendo observado por Zé Ricardo, treinador do profissional. Ele chegou ao Vasco em 2018, passou pelas seleções sub-15 e sub-17 e foi convocado recentemente para os times sub-18 e sub-20. O contrato com o clube, recém-renovado, vai até dezembro de 2024.
Erick Marcus
Integrante da geração 2004, Erick foi um dos destaques do time sub-17 do Vasco no ano passado, no qual a equipe foi finalista do Campeonato Brasileiro, vice-campeão da Copa Rio, campeão do Carioca e da Recopa do Estadual. Ele começou a jogar pelo sub-20 no fim de 2021. O atacante foi convocado para a seleção brasileira sub-17 no ano passado e, agora, foi chamado para completar os treinos da Seleção sub-20.
Eguinaldo
O atacante de 17 anos é artilheiro do Campeonato Carioca Sub-20 e vive grande momento na base do Vasco. Eguinaldo tem nove gols e três assistências em nove jogos disputados na competição. Foi o principal destaque da equipe campeã do primeiro turno. Descoberto no ano passado pelo Artsul, clube de Nova Iguaçu, está está emprestado ao clube cruzmaltino, que tem por contrato a opção de adquirir 70% dos direitos do atacante.