Nos dias 19 a 23 de julho deste ano, no Ginásio do Caio Martins em Niterói (Rio de Janeiro) foi disputado a Copa do Mundo de Jiu Jitsu 2006, que contou com a presença de delegações de todo o Brasil e do exterior (Japoneses, Italianos, Americanos, entre outros). Neste evento, o SUPERVASCO.COM patrocinou um o atleta da Federação Cearense de Jiu-Jitsu, Tércio Romiro, Faixa Preta.
Conheçam agora um pouco da história deste atleta que conquistou a terceira colocação em sua categoria e chegou ao pódio do Mundial.
SUPERVASCO.COM: Tércio Romiro, conte-nos um pouco de sua trajetória no Jiu-Jitsu, como tudo começou até a disputa deste Mundial?
Tércio Romiro: Comecei no Jiu Jitsu em 1994! Fui \"levado\" por alguns amigos que estavam praticando,e ,como na época,eu estava muito gordo, entrei no esporte com a intenção de perder peso e melhorar minha qualidade de vida, pois via que a grande maioria dos atletas tinha um bom preparo e uma condição física muito boa.
Sempre respeitando e valorizando muito o esporte como pessoa e atleta,vi que o Jiu Jitsu é a arte marcial mais completa dentre as outras.
Hoje em dia,faço parte de umas das equipes mais fortes do Norte Nordeste do Brasil,a MG TEAM (Marcus Aurélio e Gigueto TEAM),com 12 anos de existência e inúmeros títulos e atletas com destaque a nível nacional e internacional.
Há doze anos no esporte já conquistei diversos títulos,entre eles posso destacar de maior importância,alguns campeonatos cearenses,alguns torneios interestaduais,Norte-Nordeste e duas vezes no podium em duas copas do mundo, a primeira em 2004 em Salvador e a segunda agora no Rio de Janeiro,em 2006.
Sou faixa preta e ministro aulas na academia Corpus Dance.
SUPERVASCO.COM: Então, Tércio a terceira posição no Mundial foi boa para você?
Tércio Romiro: Não cheguei ao Mundial 100%,pois, estava com uma contusão nas costas, uma contratura muscular, devido aos fortes treinos, que me impediu de intensificar meus treinos e me limitou um pouco na luta.
Tive que diminuir o ritmo e a intensidade dos treinos para poder chegar ao mundial com pelo menos 80% das minhas condições físicas e técnicas.
Diante disto, o resultado foi muito bom, mesmo sabendo que podia ter ido mais longe,fiz o meu papel,e,consegui repetir o feito de 2004, quando fui terceiro lugar também no mundial de Salvador,só que em outra faixa, a marrom.
SUPERVASCO.COM: O nível do torneio foi o esperado por você?
Tércio Romiro: Sabia que todas as competições realizadas no Rio de Janeiro têm um alto nível técnico dos atletas, e essa não foi diferente. Nível muito alto e atletas excelentes. Gostei muito!
SUPERVASCO.COM: Qual a sua relação com o SUPERVASCO e Vasco da Gama?
Tércio Romiro: Sou torcedor do Vasco da Gama,como meu pai e outros parentes. Conheci o SUPERVASCO através de um primo que faz parte dos colunistas e passei a ler e a concordar com a postura do site.
SUPERVASCO.COM: Você tem outros patrocinadores?
Tércio Romiro: Atualmente não. Esse é o problema constante dos atletas amadores,a falta de incentivo nos treinos e nas competições.
SUPERVASCO.COM: O quê nós do SUPERVASCO, seus alunos e familiares podemos esperar daqui pra frente?
Tércio Romiro: Muito empenho. Sempre fui um atleta muito dedicado e que gosta de competir e tem o Jiu Jitsu como uma paixão!
SUPERVASCO.COM: Deixe um recado para toda a Família Vascaína aqui do SUPERVASCO.
Tércio Romiro: Estive no Rio pela primeira vez agora e tive a oportunidade de conhecer um pouco da estrutura do Vasco, visitando São Januário, a sede náutica do clube e indo a um jogo no Maracanã, fiquei maravilhado com tudo isso,e vi que a imensidão do clube é muito maior do que qualquer \"trapalhada\" que hoje vive
o Vasco.