Futebol

Torcidas organizadas do Vasco não requisitaram escolta do Bepe para domingo

As torcidas organizadas do Vasco não requisitaram para ser escoltadas pelo Batalhão Especial de Policiamento em Estádios da Polícia Militar para a final de domingo contra o Flamengo, no estádio Nilton Santos. 

Em reunião na última quinta-feira para tratar sobre a segurança na decisão do Estadual, apenas as organizadas do Flamengo concordaram em se concentrar para escolta. 

Segundo o comandante do Bepe, coronel Silvio Luiz, os grupos que representam o Vasco alegaram que preferiam seguir direto e concentrar já no local de entrada no estádio, que teve os acessos trocados pelo clube de São Januário. 

- Apenas as torcidas do Flamengo manifestaram desejo de concentrar e ser escoltada para o estádio. As do Vasco decidiram seguir direto e concentrar já no local de entrada - afirmou. 

Os vascaínos ficarão nos Setores Sul e Leste e os rubro-negros nos Setores Norte e Oeste. 

- Nós vamos monitorar os locais que as torcidas costumam frequentar. Mas essa não é a primeira vez que as organizadas do Vasco não pedem escolta. Eles costumam fazer isso quando a busca por ingresso não está alta. Isso, é claro, deixa a gente com um pé atrás. Há uma preocupação maior - emendou o coronel do Bepe. 

Em reunião na quarta-feira na Federação de Futebol do Rio de Janeiro, representantes de Flamengo, Vasco e Polícia Militar não chegaram a um denominador comum sobre a troca de lados das torcidas na primeira partida da final do Estadual. 

O clube da Gávea enviou um documento para o Ministério Público e a Secretaria de Segurança, entre outras autoridades, informando que a decisão coube apenas ao Vasco, e que alertou sobre eventuais problemas de segurança. 

Responsável por manter a ordem, o Batalhão Especial de Policiamento em Estádios, o Bepe, informou que foi contra a solicitação do Vasco, mas as acatou mesmo contrariado ao ser comunicado já com a venda de ingressos em andamento. 

O coronel Silvio Luís anunciou o efetivo de 240 policiais no trabalho externo e mais 100 interno, auxiliados por 240 da segurança privada. Na saída da estação de trem, haverá orientador de público, com policiamento reforçado, para direcionar o torcedor do Flamengo para o setor Oeste. 

Uma passarela será fechada. Outra orientação da PM é para que o ônibus com a delegação do Vasco chegue ao estádio 1h40min antes da partida. Nesta quinta pela manhã, o BEPE fará reunião com as torcidas organizadas para definir as escoltas. 

Ministério Público faz alerta 

Em nota, o Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor, GAEDEST/MPRJ se maniefstou com preocupação sobre a troca de lados no Nilton Santos. Confira: 

"Embora não conteste os direitos de mando derivados de regulamentos de competições, o Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor, GAEDEST/MPRJ, vê com preocupação a inversão abrupta e até aqui injustificada dos lados normalmente ocupados pelas torcidas no primeiro jogo da decisão do Campeonato Carioca de Futebol, sequencial à indicação do Estádio Nilton Santos - Engenhão, que pode trazer consequências negativas à segurança dos torcedores presentes ao evento, considerando o recente exemplo dos tumultos ocorridos pelo mesmo motivo na final da Taça Guanabara entre Fluminense e Vasco da Gama no Estádio do Maracanã. Desta forma, o GAEDEST/MPRJ alia-se ao BEPE/PMERJ e à FERJ no entendimento de que tal alteração mostra-se inconveniente e imprudente no tocante à segurança pública, acrescentando que, em caso de violência e outras ocorrências, caberá em tese investigação acerca de eventuais responsáveis nas áreas de tutela coletiva e criminal". 
 

Fonte: Extra Online
  • Domingo, 24/11/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Sábado, 30/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (38,33%)
Empates 17 (28,33%)
Derrotas 20 (33,33%)
Total 60
Gols
Marcados 76 (49,03%)
Sofrido 79 (50,97%)
Total 155
Saldo -3
Cartões
Amarelos 152 (92,12%)
Vermelhos 13 (7,88%)
Total 165