orcedores do Vasco e do Flamengo encontram trânsito tranquilo na noite deste domingo (4) nas ruas próximas ao Estádio Olímpico João Havelange, no Engenho de Dentro, no subúrbio do Rio. As informações foram confirmadas pelo Centro de Operações da Prefeitura. Segundo a central, não há registros de retenção ou acidentes. Guardas municipais auxiliam motoristas no local.
Mais cedo, um acidente envolvendo dois carros de passeio provocou retenção na Rua Borja Reis, na altura da Rua Venâncio Ribeiro, também no Engenho de Dentro.
Segurança
Cerca de 400 policiais militares fazem o patrulhamento no entorno do Engenhão, de acordo com a assessoria da PM. O clássico ainda contou com o apoio do Batalhão de Ações com Cães (BCA), de viaturas e da polícia montada. A PM informa ainda que o entorno do estádio, assim como estações de trens, ônibus e barcas tiveram patrulhamento reforçado.
A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) atuou com efetivo de 147 guardas, sendo 41 de trânsito. As ações de controle urbano, fiscalização de posturas municipais, atendimento ao público em geral e ordenamento do trânsito começaram às 13h.
Trânsito
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) opera um esquema especial de trânsito para garantir a fluidez nas vias de acesso ao Engenhão, no Engenho de Dentro. A operação estratégica foi iniciada três horas antes do início do jogo e vai permanece até duas horas após o seu término.
A partir das 14h, o trânsito foi interrompido na Rua Dr. Padilha no acesso com a Rua Arquias Cordeiro, com exceção para os moradores do local.
O estacionamento ficou proibido na vias localizadas em torno do estádio: ruas Arquias Cordeiro, Dr. Padilha, das Oficinas, José dos Reis e General Clarindo. No local, há estacionamento rotativo na Rua José dos Reis (trecho entre a edificação nº 1136 e a Rua das Oficinas, em ambos os lados); Rua Henrique Scheid (trecho entre a Av. Dom Hélder Câmara e a Rua Sales Guimarães, lado par) e Rua Com.João Carneiro de Almeida (trecho entre a edificação nº 117 da Rua Henrique Scheid e a Rua Sales Guimarães, lado ímpar).
Os ônibus que normalmente circulam pelas Ruas das Oficinas e José dos Reis (Alas Norte e Oeste) não circulam por estas vias na saída. Os pontos foram transferidos para a Rua Piauí e a Av. Dom Helder Câmara.
Durante a saída do público foram bloqueadas por 30 minutos, com exceção para os moradores, as ruas Dr. Padilha no acesso com as ruas Piauí e Arquias Cordeiro; Rua Henrique Scheid no acesso com a Av. Dom Helder Câmara; retorno no Viaduto Cristóvão Colombo; Rua Piauí nos acessos com as ruas Sales Guimarães, Cel. Cunha Leal e Com. J. Carneiro de Almeida e Rua Benício de Abreu, no acesso com a Rua José dos Reis.
Transporte público
O transporte público é a melhor maneira de se chegar ao Engenhão. No entorno do estádio há uma estação de trem (Engenho de Dentro) e uma estação de metrô (Del Castilho). E ainda existem 87 linhas regulares de ônibus que circulam pelo bairro, incluindo a integração ônibus-metrô.
Metrô
O metrô funciona aos domingos das 7h às 23 h, com transferência no Estácio para Linha 2, e oferece duas opções de trajeto combinado com integrações para quem vai ao Engenhão. O ônibus Barra Expresso via Nova América/Del Castilho faz um ponto extra próximo ao estádio João Havelange em dias de jogos e há também a possibilidade de integração com a SuperVia nas Estações da Central do Brasil e de São Cristóvão.
De acordo com a assessoria do MetrôRio, os passageiros podem usar seus cartões pré-pagos também para embarcar nos trens da SuperVia. Para isso, no entanto, deve ser respeitado o tempo limite de duas horas para a integração entre metrô e trem. O valor descontado no cartão será de R$ 4,20, referente à viagem integrada nos dois modais.
Trem
Neste domingo (4), os torcedores que optarem por ir de trem para o Engenhão contarão com viagens extras de ida e volta, num esquema especial preparado pela SuperVia. Na ida, os trens partirão das estações Central do Brasil (6E, às 14h50; 8G, às 15h e 6F, às 15h10), de Santa Cruz (1A, às 13h10; 1A, às 13h20 e 1A, às 13h50), de Nova Iguaçu (3E, às 14h) e de Japeri (1A, às 13h26 e 1A, às 14h06).
Já para o retorno, as composições sairão de Engenho de Dentro com destino à Central do Brasil (3C, às 19h22; 3C, às 19h40 e 3C, às 19h50), Santa Cruz (4D, às 19h16; 4D, às 19h30 e 4D, às 19h46) e Japeri (5E, às 19h22; 5E, às 19h32 e 5E, às 19h50).