O treinador Carlos Gustavo, brasileiro radicado na Costa do Marfim, faleceu aos 49 anos de idade na noite desta segunda-feira. Ex-jogador de futebol, ele era técnico de bastante nome no país africano, e morreu em um hospital da capital Abidjan em decorrência de uma parada cardíaca, de acordo com a imprensa marfinense.
Carlos, que passou pelo Vasco da Gama quando atleta, era natural do Rio de Janeiro e chegou à Costa do Marfim em 1994. No início de sua trajetória no país como treinador, ele comandou o AS Oumé, da primeira divisão marfinense, na disputa do Campeonato nacional, por onde teve uma rápida passagem.
Em seguida, Gustavo se juntou ao francês Jean-Marc Guillou e ambos fundaram a academia Mimosifcom, de formação de jogadores do clube ASEC Mimosas desde as categorias de base.
Pelas mãos de Carlos Gustavo, passaram nomes hoje bastante conhecidos no futebol mundial, como os irmãos Kolo e Yaya Touré, ambos atuais campeões ingleses pelo Manchester City; Salomon Kalou, que acaba de se desligar do Chelsea; Didier Zokora, hoje no Trabzonspor-TUR; e Gervinho, atleta do Arsenal, todos estes integrantes da seleção da costa do Marfim.