A primeira metade da Série B do Brasileiro para o Vasco foi positivo para que o clube alcance o principal objetivo do clube — retornar à Série A. O cruz-maltino está em segundo lugar, com 35 pontos, e possui 73,3% de chances de subir, de acordo com os cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Os números indicam que caso o time carioca vença nove das 19 partidas do returno, ou seja, somar 27 pontos, a probabilidade do Vasco não retornar à primeira divisão é menor que 1%. Se porventura, a equipe conseguir ganhar 11 jogos e chegar aos 68, matematicamente se garante na elite.
Em contrapartida, o título se tornou uma tarefa mais complicada, visto que os cariocas teriam que tirar sete pontos de diferença do líder, Cruzeiro. No entanto, a probabilidade do Vasco conquistar o troféu ainda é de 9,7%. O time do técnico Maurício Souza — que hoje terá a volta de Figueiredo, mas não contará com Anderson, suspenso — precisaria de 13 vitórias no returno para ter 99% de chance de ser campeão, e 16 vitórias para ficar inalcançável na liderança.
Para continuar trilhando o caminho com destino a Série A, o Vasco enfrenta hoje, pela 20ª rodada, o lanterna Vila Nova, às 16h30, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, e conta com a volta de Figueiredo, autor de dois gols da equipe na competição. O time carioca não sabe o que é vencer há duas partidas e quer retomar o rumo das vitórias diante do Vila. Quem não viajou com o elenco foi o zagueiro Anderson Conceição, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Danilo Boza será o substituto.