Os resultados da Série B do Brasileirão desenharam a "Batalha de Itu", como está sendo chamado o jogo entre Ituano e Vasco no próximo domingo, os dois times com chance de subir. É a primeira vez na era dos pontos corridos que um confronto direto pelo acesso acontece na última rodada da competição.
Nunca ocorreu de quarto e quinto colocados se enfrentarem na 38ª e última rodada da Série B com chances matemáticas de acesso. O time que vencer em Itu se garante na Série A, com a vantagem do empate nas mãos do Vasco - existe até uma possibilidade remota de acesso vascaíno em caso de derrota.
Além disso, em 17 anos de pontos corridos na Série B, apenas três vezes o G-4 mudou entre a 35ª e 38ª rodada. Elas aconteceram nos anos de 2011, 2013 e 2014 e envolveram apenas uma troca de equipes.
As decisões na rodada final eram mais comuns no antigo formato da Série B, antes do sistema de pontos corridos ser implementado em 2006. A fatídica Batalha dos Aflitos entre Náutico e Grêmio, por exemplo, se deu em 2005, quando os oito melhores colocados na primeira fase eram divididos em dois grupos de quatro na segunda.
De lá para cá, o Vasco conquistou o acesso três vezes: foi campeão em 2009 e subiu em terceiro lugar em 2014 e 2016, com o acesso garantido nas 37ª e 38ª rodadas, respectivamente. No ano passado a equipe terminou em décimo lugar e ficou longe da briga na reta final.
Ituano e Vasco se enfrentam no domingo, às 18h30 (de Brasília), no Estádio Novelli Júnior, em Itu. O time de São Paulo tem 57 pontos e está em quinto lugar, dois pontos atrás do Vasco, que tem 59 e está em quarto.