Lenny mais Valdiram é igual a Romário. Pelo menos na idade. As duas jovens apostas dos ataques de Fluminense e Vasco para o clássico de domingo, às 18h10, no Maracanã, ainda engatinhavam quando o Baixinho já mostrava seu talento no palco maior do futebol carioca e começava a encantar o mundo. Confira a partida no Premiere 3 e em tempo real no GloboEsporte.com.
Os fãs boquiabertos de outrora são hoje companheiro e adversário. O prata-da-casa tricolor, de 17 anos, traz consigo os ensinamentos do craque, de 40. O vascaíno, de 23, começa a sentir o gostinho de jogar em um clube grande, mas ainda não pisou no estádio do duelo.
- Imaginava jogar lá, mas não tão rápido. Ainda mais ao lado de Romário. É um sonho para mim - diz o novo xodó da torcida cruzmaltina, que já marcou cinco gols em quatro jogos.
Para não fazer vergonha na primeira vez de Valdiram, o técnico Renato Gaúcho deve reforçar a defesa e voltar ao esquema com dois volantes, em vez de três meias, como nas goleadas sobre Botafogo-PB e Nova Iguaçu.
Apesar do mistério na escalação, o volante Ives deve atuar ao lado de Ygor na contenção. Abedi ou Ramon começariam no banco de reservas, assim como o Capetinha Edílson, que está relacionado e pode fazer sua estréia pelo time da Colina.
Satisfeito após a vitória do Fluminense sobre o América na última rodada, o técnico Paulo Campos irá manter um esquema mais cauteloso. Sem poder contar com Petkovic, vetado nesta sexta, o treinador deve fazer apenas uma alteração na equipe, entrando Romeu no lugar de Ângelo, que foi expulso.
Na defesa, o jovem Ânderson tem mais uma chance ao lado de Thiago Silva. Já na frente, Pedrinho, que poderia ir para o banco caso o sérvio-montenegrino jogasse, segue na armação para as finalizações de Lenny e Cláudio Pitbull. O jogo marcará ainda os 350 jogos de Marcão com a camisa tricolor.
- Será muito bom conseguir praticamente repetir o time. Acho que se a equipe entrar com uma boa consciência tática, poderá tirar o favoritismo do Vasco, que está armado há mais tempo pelo Renato - afirma Paulo Campos, alheio ao duelo de gerações, mas que deixa o experiente Tuta mais uma vez fora. Idade não faz diferença. Futebol sim.