Futebol

Vasco aguarda definição no Brasileirão para planejar seu elenco em 2024

O Vasco luta para ficar na Série A do Campeonato Brasileiro para o ano que vem, e uma eventual manutenção mexe diretamente com o elenco para o próximo ano. Atualmente, 12 jogadores do plantel possuem contrato até dezembro deste ano e alguns com metas a serem alcançadas para seguir no clube por mais um ano.

É o caso, por exemplo, de Rossi. Com vínculo até dezembro, o atacante permanecerá automaticamente por mais uma temporada, caso o Vasco se mantenha na Série A. Em caso de rebaixamento, as partes irão sentar para resolver como será o próximo ano. Por não ser um dos jogadores mais onerosos e com negociações simples, tem possibilidade dele renovar.

Já Robson, Iván e Praxedes passam muito pela situação que a equipe vai viver em 2024. Os três casos, para seguir, precisam ser adquiridos de forma definitiva. O defensor ainda está em avaliação com a comissão técnica e com a diretoria e tem seus direitos ligados ao Nice-FRA. Um novo empréstimo não está descartado.

Praxedes, por sua vez, será comprado por cerca de R$ 26 milhões, com a permanência na elite. O jogador pertence ao Red Bull Bragantino e o Vasco já demonstrou interesse na aquisição definitiva. Porém, um rebaixamento, diminuiria drasticamente o orçamento da equipe para 2024, o que inviabiliza a contratação.

Iván, pouco utilizado, tem destino incerto. Uma vez que Léo Jardim foi comprado até dezembro de 2025. Sendo assim, por se tratar de um goleiro reserva, o Vasco não fará loucuras, independentemente do resultado final no Brasileiro.

Com vínculo perto do fim, Zé Gabriel já iniciou conversas para renovar e vai ficar por mais duas temporadas no Vasco. O volante é titular de Ramón Díaz e tem tudo para seguir em São Januário. Gabriel Dias é outro que deve ter o contrato renovado, uma vez que passou por diversos problemas de lesão e será observado por mais tempo.

Alex Teixeira e Miranda não ficam

Dois nomes que não irão renovar são o zagueiro Miranda e o atacante Alex Teixeira. O jovem defensor não agradou a comissão técnica e as conversas para renovação sequer iniciaram-se. Alex, por sua vez, está em fim de ciclo no clube e não vai continuar.

Com um dos salários mais altos do elenco, a diretoria entende que a saída de Alex Teixeira pode abrir espaço para uma contratação de mais impacto e que agrade mais a comissão técnica. Ramón Díaz deve indicar alguns nomes ao final do ano.

Maicon e Sebastian incertos

Contratados de última hora, o zagueiro Maicon e o atacante Sebastian seguem como incógnitas para 2024. O defensor, no caso, tem situação semelhante a de Zé Gabriel e Gabriel Dias. A renovação é mais simples, porque basta sentar e conversar. Maicon, inicialmente, não agradou a comissão técnica, mas hoje joga com certa frequência.

Indicado por Ramón Díaz, Sebastian é um que deve voltar ao Houston Dynamo-EUA, seu clube. Ele foi emprestado e não conseguiu performar como o argentino queria e o conhecia dos tempos de Libertad-PAR. Sendo assim, o Vasco não irá exercer o direito de compra. Um possível novo empréstimo ainda pode ser discutido.

Fonte: Itatiaia
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco 3
    Bahia Bahia 2
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 05/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • Sábado, 09/11/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (41,07%)
Empates 17 (30,36%)
Derrotas 16 (28,57%)
Total 56
Gols
Marcados 75 (52,08%)
Sofrido 69 (47,92%)
Total 144
Saldo 6
Cartões
Amarelos 143 (92,26%)
Vermelhos 12 (7,74%)
Total 155