O domingo foi de definição e abertura de novas dúvidas na briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Derrotado por 5 a 0 pelo Atlético-MG no sábado, o Náutico teve sua queda para a Série B confirmada matematicamente. Porém, as outras três vagas seguem em aberto e a 32ª rodada só deixou a disputa ainda mais embolada.
Vindo de bons resultados nos últimos jogos, a Ponte Preta ficou apenas no empate com o Criciúma, no Heriberto Hulse, resultado que manteve a dupla como mais fortes candidatos a descenso em 2013. Já altas antes das partidas deste final de semana, as chances de queda de Tigre e Macaca alcançaram, respectivamente, 77,5 e 68,8%.
Se catarinenses e campineiros estão com seus rebaixamentos encaminhados, Vasco, Fluminense e Bahia aparecem como os principais candidatos para ocupar o quatro posto do Z4. E nesta briga, o grande vencedor da 32ª rodada foi o Cruz-maltino.
Único a somar três pontos entre os times que ocupam a metade inferior da tabela do Brasileirão, o Gigante da Colina segue na 17ª colocação, mas agora tem a mesma pontuação do rival Fluminense, derrotado pelo Flamengo no clássico da rodada.
Assim, a distância matemática entre a dupla carioca diminuiu em boa medida. Antes separados por 17 pontos percentuais (53 a 36), cruz-maltinos e tricolores agora têm números bastante similares. Enquanto o Vasco possui 51% de chances de queda após o 2 a 1 sobre o Coritiba na estreia de Adilson Batista, o Flu, que manteve Luxemburgo mesmo com mais um revés, tem 36%.
Com dois pontos a mais que os rivais cariocas, o Bahia arrancou importante 0 a 0 com o Grêmio, na Arena, e também derrubou sua probabilidade de queda, que foi de 29 para 24%. Com chances residuais de cair ao fim do Nacional, Portuguesa e Coritiba completam a lista de candidatos ao descenso com 13 e 11% de possibilidade, respectivamente.
No próximo final de semana, a disputa contra a degola ganha mais capítulos com o Bahia recebendo o Galo, no sábado, e Lusa e Coxa disputando quem respira aliviado no mesmo dia. Já no domingo, a Ponte encara o Vitória, em Campinas, enquanto o Vasco pega o Santos, no Maracanã e o Fluminense visita o Corinthians, na Fonte Luminosa.