Com a goleada do Vitória sobre o Atlético-MG nesta quinta-feira, em Salvador, o Vasco voltou para a zona de rebaixamento do Brasileirão. O time acaba a 10ª rodada na 17ª posição, com sete pontos. São duas vitórias, um empate e sete derrotas na competição até o momento.
Corinthians, Grêmio e Fluminense são os únicos times atrás do Vasco na tabela. Depois da derrota para o Juventude, na quarta, a equipe vascaína vive momento de crise dentro e fora de campo. Nesta quinta, o técnico Álvaro Pacheco foi demitido, e o diretor Pedro Martins também deixará seu cargo.
O Vasco também ocupou a zona de rebaixamento ao fim de outras duas rodadas deste Brasileirão: a 4ª e a 5ª. A equipe deixou o Z-4 ao derrotar o Vitória por 2 a 1, em São Januário, na 6ª rodada.
No ano passado, o time vascaíno lutou contra o rebaixamento do início ao fim do Brasileirão. A salvação chegou aos 37 minutos do segundo tempo da última rodada, quando Serginho fez o gol da vitória por 2 a 1 sobre o Bragantino.
A expectativa era de que o drama não se repetisse em 2024, mas o Vasco novamente começou muito mal o Brasileirão. No momento, a gestão de Pedrinho — que assumiu o controle do futebol em 15 de maio, por decisão judicial — busca no mercado jogadores, treinador, diretor de futebol, diretor financeiro e CEO.