Para se aproximar de sua torcida e assegurar maior retenção de seu quadro associativo, no início do mês, o Vasco da Gama lançou o Censo Cruzmaltino. A iniciativa tem como objetivo captar insights valiosos dos torcedores para orientar decisões estratégicas, impulsionar ações de marketing e inspirar o desenvolvimento de novos produtos do clube
Com o lançamento da iniciativa, o Gigante da Colina busca estreitar ainda mais os laços com os vascaínos, impulsionar a fidelização e o engajamento da torcida, além de gerar novas oportunidades de receita para o clube.
No ano passado, com a chegada de Philippe Coutinho, o número de sócios do clube cresceu quase 30%, fechando 2024 com 38% de incremento. Em entrevista ao MKTEsportivo, o CEO do Vasco da Gama, Carlos Amodeo, ratificou que uma das prioridades do Censo Cruzmaltino é fidelizar os novos associados.
“O crescimento no número de sócios em 2024, impulsionado por ações como a contratação de Philippe Coutinho, evidenciou o potencial da nossa torcida. O Censo Cruzmaltino nos ajuda a entender melhor quem são esses novos sócios, o que esperam do clube e como podemos oferecer experiências que os fidelizem. Nosso objetivo é transformar esse aumento em uma base sólida e engajada, garantindo receitas recorrentes e sustentáveis para o clube”, afirmou Carlos Amodeo, com exclusividade para o MKTEsportivo.
Em julho do ano passado, Carlos Amodeo foi contratado pelo presidente Pedrinho, que gere a SAF vascaína. Dentre os desafios do executivo desde sua chegada, destacavam-se a ampliação das receitas e a reformulação do departamento comercial do clube.
Questionado sobre os benefícios comerciais do Censo Cruzmaltino, o gestor pontuou que a ação faz parte da reestruturação interna que a agremiação vem realizando.
“Ao assumir a gestão da Vasco SAF, identificamos a necessidade de uma reestruturação profunda, tanto financeira quanto administrativa. O Censo Cruzmaltino surgiu como uma iniciativa fundamental para nos aproximarmos da torcida e compreendermos suas demandas. Além disso, enfrentamos desafios significativos, como um passivo financeiro considerável e a necessidade de aumentar nossas receitas. O censo nos fornece informações valiosas”, detalhou Amodeo.
Para incentivar ainda mais o engajamento da torcida, aqueles que participarem da pesquisa concorrem a prêmios, podendo ganhar produtos oficiais do Vasco e camisas autografadas pelo elenco.
Além de mapear as preferências dos torcedores por meio de tecnologias de inteligência artificial e plataformas digitais, Amodeo ressaltou que a iniciativa também será fundamental para fortalecer as relações comerciais do clube com seus patrocinadores.
“A compreensão fortalece nossas negociações com patrocinadores, demonstrando o valor e o alcance da nossa torcida. Além disso, o engajamento dos torcedores têm sido extremamente positivo. Desde o seu lançamento, observamos uma participação significativa, refletindo o amor e o compromisso dos vascaínos com o clube. Essa resposta entusiasmada nos motiva a continuar investindo em iniciativas que aproximem ainda mais o Vasco de sua torcida, fortalecendo nossa identidade e construindo um futuro promissor juntos.”, concluiu o CEO.