O Vasco da Gama vive um dos piores momentos de sua história e, pela primeira vez, ficará dois anos seguidos na segunda divisão nacional. Nas três vezes anteriores que disputou a Série B, o Cruzmaltino subiu no ano seguinte.
Em 2021, a expectativa era grande no início da competição, mas seu fim será melancólico, independentemente do resultado da partida deste domingo contra o Londrina. O Vasco encerra sua participação no Brasileiro enfrentando a equipe paranaense no Estádio do Café.
Os números da campanha vascaína são assustadores para um gigante do futebol brasileiro. Em 37 rodadas, o time mais perdeu do que ganhou e tem somente 44,1% de aproveitamento. Foram 13 vitórias, 10 empates e 14 derrotas.
Além disso, o Cruzmaltino também sofreu mais gols do que marcou e apresenta um saldo negativo de seis gols. Foram 43 gols a favor e 49 contra.
Para completar o cenário negativo neste fim de temporada, a equipe amarga um jejum de mais de um mês sem vencer. São quatro derrotas e três empates nas sete últimas rodadas.
O Londrina está na zona do rebaixamento e não será um adversário fácil. No primeiro turno, os paranaenses venceram de virada em São Januário, por 2 a 1.
Com três equipes em condições de ultrapassá-lo na última rodada, o time carioca defenderá a nona posição para tentar evitar o último insulto, que seria terminar a competição na metade debaixo da tabela.