Vivendo uma das melhores fases de sua história recente, o Vasco recebe o Corinthians em São Januário no próximo domingo, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Líder da competição, o clube carioca, porém, não costuma ter no Timão um adversário fácil de ser batido mesmo jogando em São Januário. Pelo contrário.
Embora o retrospecto no estádio vascaíno seja de 12 vitórias contra 8 do Corinthians em 23 jogos disputados, recentemente clube paulistano tem pregado peças quando é recebido na Colina Histórica. De 2003 a 2006, por exemplo, ficou cinco jogos seguidos sem perder em São Januário: empatou um jogo em 2 a 2 e venceu nada menos do que quatro seguidos.
Os dois últimos jogos no estádio do Vasco, porém, são de boas recordações para o time da casa. vitórias por 2 a 0 em 2007 e em 2010. A estatística geral do confronto, no entanto, aponta vantagem para o Corinthians. Em 105 jogos, o clube de São Paulo venceu 42, perdeu 35 e aconteceram 28 empates. O Vasco marcou 152 gols e sofreu 154.
O duelo deste domingo é um dos mais importantes da história do confronto. Com 49 pontos, o Gigante da Colina lidera a competição, com dois a mais que o Timão. Caso seja derrotado, cedrá a liderança para o clube paulistano. Vindo de grande resultado - vitória por 3 a 0 sobre o Cruzeiro em Sete Lagoas - a diretoria espera lotar o estádio e começa nesta terça-feira a venda de 20.000 ingressos.