A boa notícia para o Vasco não é tanto a liderança com 100% de aproveitamento. É expurgar as críticas pela eliminação da Libertadores antes das semifinais. Nos 4 x 2 sobre o Náutico, houve um único sinal da campanha que termnou no Pacaembu: as vaias a Diego Souza, no momento da sua substituição por William Barbio, quando o placar apontava Vasco 4 x 1.
De resto, boas notícias. O meio-de-campo sólido com Nílton e Felipe Bastos deu proteção a Felipe, improvisado na lateral-esquerda. É difícil que Felipe e Juninho sigam jogando juntos, quando Thiago Feltri voltar. A questão não é técnica. Obviamente, Juninho e Felipe jogam mais do que seus colegas. O problema é físico. \"Jogar na lateral exige um pouco mais de esforço físico\", já admitiu o lateral vascaíno.
Contra o Náutico, na lateral, o camisa 6 não se restringiu ao jogo pelos lados, tanto que marcou da meia direita o gol que classificou como \"um dos mais bonitos da minha carreira.\"
Os 100% não representam a melhor notícia, mas remetem à boa campanha do Corinthians nas dez primeiras rodadas do Brasileirão 2011. Daqueles dez jogos, o Corinthians só enfrentou um rival dividido entre o início do Brasileirão e as finais de Libertadores ou Copa do Brasil. Só o Coritiba, batido por 2 x 1 na segunda rodada. Quando encontrou o Vasco no Pacaembu, em seu oitavo jogo, a taça da Copa do Brasil já estava em São Januário.
Ter 100% é ótimo, dá confiança e folga para os pontos que todos os campeões brasileiros perdem.
Mas não é garantia. Dos campeonatos por pontos corridos, de 2003 para cá, só em 2003 e 2006 não havia um líder com 9 pontos na terceira rodada. E nenhum desses líderes foi campeão brasileiro (veja a lista abaixo).
É um tabu para o Vasco quebrar.
OS LÍDERES COM 9 PONTOS EM 3 JOGOS
2011 - São Paulo - 6o lugar no final da campanha
2010 - Corinthians - 3o lugar no final da campanha
2009 - Internacional - 2o lugar no final da campanha
2008 - Cruzeiro - 3o lugar no final da campanha
2007 - Paraná - 19o lugar (rebaixado) no final da campanha
2005 - Santos - 10o. lugar no final da campanha
2004 - Figueirense - 11o lugar no final da campanha