A Série B do Campeonato Brasileiro começa na próxima sexta-feira. As equipes deixam os estaduais no passado e passam a focar exclusivamente na competição nacional. Vice-campeão mineiro, o Cruzeiro ostenta o melhor aproveitamento entre os participantes da Segundona.
Com 11 vitórias em 16 jogos disputados, a equipe comandada pelo uruguaio Paulo Pezzolano conquistou 70% dos pontos. CSA, Brusque, Grêmio e Vasco fecham top-5.
Além do aproveitamento, a Raposa possui também a melhor média de gols marcados na temporada. Foram 34 em 16 partidas, média de 2,1 por jogo.
O CSA, comandado pelo técnico Mozart desde o ano passado, tem o segundo melhor aproveitamento. Em 19 partidas, foram 11 vitórias, seis empates e duas derrotas – 68% dos pontos conquistados.
Campeão catarinense no último sábado, o Brusque fecha o pódio com 66% de aproveitamento. Em 17 jogos, o Quadricolor foi derrotado somente uma vez e vai estrear na competição defendendo uma invencibilidade de 14 partidas.
Outro campeão estadual que se destaca é o Grêmio. Agora comandado por Roger Machado, o Tricolor conquistou 62% dos pontos em 2022, com nove vitórias, três empates e quatro derrotas.
O Vasco vem na sequência e fecha o grupo dos cinco melhores. A equipe carioca conviveu com frustrações no primeiro trimestre, mas tem números sólidos. Com Zé Ricardo no comando, foram oito vitórias, dois empates e quatro derrotas – 57% de aproveitamento.
Na outra ponta, o Novorizontino é a equipe de pior rendimento na temporada. Rebaixado no estadual, a equipe de Novo Horizonte soma 7% de aproveitamento, ainda sem vitórias na temporada.
Criciúma vem logo acima, mas disputou apenas dois jogos em 2022. Rebaixado no Campeonato Catarinense do ano passado, o Tigre ficou fora da elite estadual nesta temporada. Na Copa do Brasil, empatou com o Nova Iguaçu na estreia e perdeu para o Goiás na segunda fase – 16%.
A Série B começa na próxima sexta-feira com três jogos. Às 19h (de Brasília), o Brusque recebe o Guarani, em Florianópolis, enquanto o Vasco duela com o Vila Nova, em São Januário. Na sequência, às 21h30, Bahia e Cruzeiro se enfrentam em Salvador.