O Vasco está com o seu retorno à Série A do Campeonato Brasileiro em 2010 muito bem encaminhado, restando a confirmação matematica do acesso. No entanto, para superar a campanha que lhe serviu como referência antes da caminhada, o time terá que se superar.
A trajetória do Corinthians na Segunda Divisão em 2008 serviu de referência para o planejamento cruzmaltino dentro e fora de campo. Durante a competição, as poucas derrotas e o bom aproveitamento colocaram a questão: é possível passar o Timão do ano passado na tabela?
O Vasco atualmente é o líder da Série B do Brasileiro, com 55 pontos e quase 68% de aproveitamento. No mesmo momento da disputa, o time paulista possuia 61 pontos e 75% de aproveitamento. Restando 11 rodadas para o encerramento do campeonato, o Gigante da Colina terá que superar para bater a marca.
O Corinthians terminou a disputa em 2008 com 85 pontos e três derrotas. Para ao menos igualá-lo em pontos, o Cruzmaltino (que já perdeu quatro jogos) precisa melhorar o desempenho que teve contra os oponentes que vem pela frente no primeiro turno. Na ocasião, a equipe carioca obteve 26 pontos em 33 disputados (oito vitórias, dois empates e uma derrota).
Assim, para comemorar a volta à elite do futebol nacional com um desempenho superior ao do Timão, o time precisa, ao menos, de 30 pontos, ou seja, um aproveitamento na casa dos 90% dos pontos em disputa. A missão é complicada, mas possível. E começa neste sábado, contra o Bragantino, em Bragança Paulista (SP).