Disposto a reduzir sua folha salarial para a disputa da Série B, o Grêmio decidiu por não renovar com Rafinha, Cortez e Diego Souza. E no que depender do Vasco, as portas de São Januário estão abertas para o retorno do atacante de 36 anos.
Antes do clube gaúcho definir pela não permanência do jogador, o Cruz-Maltino havia feito uma consulta por ele. No entanto, na ocasião, há expectativa era a de que o atleta continuasse no Tricolor. Agora, com o novo cenário, os dirigentes vascaínos avaliam uma nova investida.
Nas redes sociais, a notícia de que Diego Souza não renovará com o Grêmio animou muitos vascaínos, que criaram a campanha #OrelhaNoVasco, em alusão ao apelido "íntimo" do atacante.
O jogador, por sua vez, nunca escondeu o carinho pelo Cruz-Maltino. Em entrevistas, costuma dizer que é torcedor do clube, onde conquistou a Copa do Brasil de 2011. Carioca do bairro da Ilha do Governador, zona norte do Rio, ele passará alguns dias de suas férias na Cidade Maravilhosa.
Seu irmão mais novo, Diogo, vascaíno declarado, postou ontem um comentário em seu Instagram sobre a decisão do Grêmio de não renovar o contrato e finalizou de maneira "enigmática": "Um dos esportes mais ingratos do planeta! Você tem que deixar de ser profissional e seguir seu coração nas suas escolhas. Vem ser feliz!".
Contra o Cruz-Maltino pesa a questão financeira, já que Diego Souza recebia um alto salário no Grêmio, vencimento este que o clube de São Januário não tem como arcar no momento.
Artilheiro do Tricolor em 2020 e 2021, o jogador tem mercado e o Sport - outra equipe que ele criou grande identificação - também o monitora e pode oferecer uma proposta.