A motivação para a decisão da Taça Guanabara vem na mesma proporção que as críticas sofridas no começo da temporada. Apontado por muitos como o azarão na disputa do Campeonato Carioca, o Vasco encara a partida de domingo, contra o Botafogo, como a grande chance de provar que os descrentes estavam errados.
Um dos principais líderes do elenco é Carlos Alberto. Foi o próprio camisa 10, destaque da equipe até o momento, que trouxe à tona aquilo que tem servido de combustível no vestiário de São Januário. A suposta quarta força do Rio quer ser a primeira a garantir uma vaga na decisão do Estadual.
Fico feliz por estar em um grupo novo e que já chegou a uma decisão. As críticas que fizeram serviram para nos motivar e chegamos à final. Sou muito fã do Oswaldo de Oliveira, o Botafogo tem um bom time, mas espero que o Vasco seja feliz nessa decisão destacou o meia.
Para que isso aconteça, o Vasco aposta na experiência de quem está habituado a decisões. Carlos Alberto é um exemplo disso dentro de um elenco recheado de jogadores jovens. Muitas vezes, precisa matar a curiosidade de um companheiro a respeito de determinada partida. As decisões da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes em 2004 são dois exemplos que o jogador carrega como ensinamento para os mais novos:
Eu cobro para que eles não tenham omissão. Se tentarem e errarem, eu apoio.