Tetracampeão brasileiro e dono de uma série de glórias no futebol brasileiro, o Vasco enfrenta o Vitória, neste domingo, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, com o objetivo de evitar o que seria o maior vexame ao longo dos seus 110 de história. Para se manter na elite nacional, o time cruzmaltino precisa vencer o time baiano e contar com tropeços de dois dos três clubes que lutam contra o descenso.
Os rivais na luta contra a queda são Atlético-PR, que enfrenta o Flamengo, na Arena da Baixada; o Náutico, que joga contra o Santos, na Vila Belmiro e o Figueirense, que recebe o Internacional, em Florianópolis. Por pedido dos próprios jogadores, o placar eletrônico do estádio só irá anunciar os resultados que foram favoráveis ao clube.
\"Eles sempre vão perguntar, mas vou procurar passar apenas aquilo que interessa. Tenho fé em Deus e espero que as notícias sejam boas. Se não forem, não vou passar nada para eles. Mas tudo pode acontecer. Temos 90 minutos para decidir tudo isso\" explicou Renato Gaúcho.
\"Quarteto mágico\"
O treinador vascaíno deixou a cautela de lado e resolveu abdicar do sistema 3-5-2 e escalar o time no tradicional 4-4-2, promovendo assim a entrada do veterano Edmundo, que forma dupla de ataque com Leandro Amaral. Na criação, Alex Teixeira e Mádson serão os responsáveis por municiar o setor ofensivo, formando o chamado \"quarteto mágico\".
Desta forma, a zaga cruzmaltina será formada pelos criticados Jorge Luiz e Odvan, que serão os responsáveis por evitar que a segunda pior defesa da competição, que já sofreu 70 gols, seja vazada mais uma vez.
Fim de feira
No Vitória, o clima é de despedida e o pensamento já está voltado Mancini_0007_130.gifem 2009. Para esta partida, o técnico Vágner Mancini (foto) não terá o zagueiro Anderson Martins, que sofreu uma torção no tornozelo direito e será substituído por Marcelo Batatais.
No gol, o colombiano Viáfara renovou contrato e foi liberado para viajar à seus país, sendo substituído por Gléguer. O lateral-direito Marco Antonio foi liberado para reseolver problemas particulares e cede a vaga à Rafael.
Ficha Técnica
Vasco da Gama x Vitória
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro - RJ
Data: 07/12/08
Horário: 17 horas
Árbitro: Alício Pena Júnior - MG
Vasco
Rafael, Wagner Diniz, Odvan, Jorge Luiz e Johnny; Jonílson, Mateus, Madson e Alex Teixeira; Edmundo e Leandro Amaral.
Técnico: Renato Gaúcho
Vitória
Gléguer, Rafael, Leonardo Silva, Marcelo Batatais e Marcelo Cordeiro; Vanderson, Renan, Willians e Leandro Domingues; Marquinhos e Jackson.
Técnico: Vágner Mancini