A seis rodadas do fim da Série B e bem próximo de concretizar o retorno do Vasco à elite do futebol brasileiro, o técnico Dorival Júnior revelou as principais virtudes do time cruzmaltino na temporada 2009. Para ele, a equipe soube de superar para atingir os objetivos propostos no início do ano.
- Não temos um time tão técnico, mas é um time vibrante que buscar o seu objetivo ao extremo. Vi isso durante toda a competição. Vi um time interessado. Por isso, eu valorizo esse grupo. Foi um trabalho difícil, árduo, e esses jogadores são merecedores disso - analisou o treinador.
Dorival afirmou ainda que o comprometimento dos jogadores foi fundamental para o sucesso do time em 2009. Segundo ele, não existiu vaidade no momento de um atleta ir para o banco de reservas para a entrada de outro.
- O importante de tudo isso é que os jogadores precisam treinar bem e estar sempre preparados. Cada um sabe muito bem disso. Em um elenco de 30 jogador, você conta com 11 no time titular e sete no banco de reservas. Doze ficam fora da relação. Esse talvez tenha sido um fato importante que nos ajudou nessa regularidade buscada por esse grupo. É um time que buscou uma identidade e conseguiu manter isso durante o ano, mesmo com tantas alterações - elogiou o comandante cruzmaltino.