Titulares nos treinos da pré-temporada, Vitinho e Yuri Lara seguem sem condições de jogar pelo Vasco. Ambos ainda estão em recuperação de lesões no tendão retofemoral direito e no tornozelo, respectivamente. A expectativa é de que estejam em campo na estreia do time na Copa do Brasil, contra a Ferroviária-SP, no dia 2 de março. O diretor médico Gustavo Caldeira deu um panorama sobre os lesionados e revelou que Vitinho ainda está mais próximo do retorno do que Yuri Lara.
Vasco acerta a renovação de contrato com Miranda
“Vitinho teve uma lesão no dia 20 de janeiro, uma lesão importante, que a gente considera uma lesão de alto grau. Estamos pensando não em quando, mas como ele vai retornar. Toda lesão que é mais proxima do quadril, demora mais. Não trabalhamos com previsão. Hoje ele faz todos os trabalhos na academia sem dor. Não tem previsão de retorno, mas essa semana ele já treina com bola no campo. A programação é semanal em cima de cada lesão. O Vitinho, pela literatura, demoraria muito tempo, mas com a evolução dele, está próximo. Talvez jogue dia 2 pela Copa do Brasil ou até antes. É o que eu acredito. O Vitinho está mais próximo de voltar do que o Yuri”.
Yuri Lara disputou os dois primeiros jogos do Vasco na temporada, vitória sobre o Volta Redonda e empate diante do Boavista. O Cruz-Maltino havia informado que o jogador ficaria de fora contra o Nova Iguaçu para ser preservado de um trauma no tornozelo. No entanto, o médico Gustavo Caldeira revelou que se trata de uma lesão que ainda incomoda o volante.
“Yuri teve uma entorse no tornozelo, de moderada a grave. Ele tem uma dor secundária na parte lateral que está incomodando para correr, mas que hoje está imperceptível. Hoje ele sente apenas no alongamento. Pelo tipo de lesão, ele está evoluindo muito bem. Faz trabalhos na academia, corre na esteira e já tem incrementos de jogo. Acredito que também esteja à disposição contra a Ferroviária. Seria um ganho, porque é um tempo curto para a lesão”.
Na atividade desta terça-feira, Vitinho estava no gramado do CT Moacyr Barbosa realizando trabalhos físico. Yuri Lara ficou na academia.
Sem previsão
O médico Gustavo Caldeira também informou sobre a recuperação de Sarrafiore e Weverton, jogador da base, que sofreram lesões importantes no joelho. O argentino, que se machucou em setembro, não tem previsão de retorno, mas está descartada a possibilidade de voltar no mês que vem.
“Hoje ele está em fase três, precisa ganhar força muscular para aumentar o arco de movimento. De manhã e de tarde a gente faz o tratamento dele. Sarrafiore não volta em seis meses, até para diminuir as chances de uma nova ruptura. Mas ele está muito bem”, afirmou Gustavo Caldeira, que completou.
“Weverton está um pouquinho na frente, está na fase 4, que tem uma carga moderada de intensidade. Ele é um atleta muito forte e consegue evoluir muito bem, mas a gente não pula etapas. Ao todo são sete etapas de recuperação”, concluiu.