Rio - Na noite deste sábado (15), pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, no Mineirão, em Belo Horizonte, o Vasco superou todas as dificuldades e venceu o Atlético-MG pelo placar de 2 a 1 com atuação arrasadora nos primeiros minutos e grande exibição do sistema defensivo na segunda etapa.
Após compromissos em uma espécie de intertemporada visando a preparação para as 38 rodadas da competição, já que o Cruz-Maltino tem calendário mais calmo devido à eliminação precoce na Copa do Brasil, o ritmo aparesentado na capital mineira nos primeiros minutos surpreendeu até o mais otimista dos vascaínos.
O Vasco começou com tudo e abriu o placar aos quatro minutos de jogo. Gabriel Pec escapou pela direita e sofreu falta perigosa. O próprio meia foi para a bola, bateu com categoria e encontrou Andrey Santos livre na segunda trave para colocar a cabeça na bola e estufar a rede. Logo no segundo ataque, após baque do Galo, veio outro golpe do Gigante da Colina.
Aos nove minutos, foi a vez de Pec balançar a rede. Em sobra na área do Atlético, Lucas Piton bateu cruzado, pegou mal na bola e ela sobrou na medida para o cria da Colina, que apenas escorou com a perna direita. Depois do início sufocante, o Cruz-Maltino não conseguiu segurar os donos da casa e ainda perdeu o técnico Maurício Barbieri, expulso por reclamação.
Galo entra na partida e complica cenário
No restante da primeira etapa, a equipe mineira se comportou melhor em campo e levou perigo, obrigando o goleiro Léo Jardim a fazer boas defesas. Mesmo dependente do astro Hulk, o Galo, no entanto, diminuiu o marcador na última chance que teve antes de descer para o vestiário com jogada entre dois zagueiros.
Quando o cronômetro marcava 49 minutos, após pressão no campo de ataque, Jemerson escorou a sobra de Andrey Santos e deixou a bola ajeitada para Mauricio Lemos, que encheu o pé e acertou o canto esquerdo do arqueiro vascaíno.
Na volta do intervalo, o Vasco se postou de maneira totalmente defensiva e apenas esperou possíveis espaços em erros do Galo. Com sete finalizações na primeira parte do duelo, o Cruz-Maltino sequer conseguiu concluir jogadas no segundo tempo.
O Atlético-MG viu o nervosismo tomar conta com quantidade exagerada de erros na fase final do gramado e abusou dos cruzamentos, fugindo das características de velocidade com Paulinho e Hulk. Bem postada, a zaga cruz-maltina rebateu as tentativas e levou a melhor em tal quesito.
Todo lançado ao ataque, o time mineiro teve grandes chances nos últimos lances com Paulinho, que furou cara a cara com Léo Jardim, Hulk, parado pelo goleiro cruz-maltino após linda finalização no ângulo, e Mauricio Lemos, que cabeceou forte no meio do gol, mas nas mãos do arqueiro. Não tinha tempo para mais nada além disso. Vitória do Vasco em seu retorno à Série A.