A novidade no treino de ontem pela manhã, em São Januário, foi a entrada do cabeça-de-área Roberto Lopes no lugar do jovem zagueiro Vilson, durante a movimentação tática. Apesar de não ter falado com a imprensa, ficou claro que o técnico Celso Roth quis testar mais uma variação que pode ser utilizada durante a partida contra o Sport, amanhã, com Amaral na posição de Vilson, ou seja, jogando como líbero e Roberto Lopes - jogador que também conta com o apreço do treinador - exercendo a função de Amaral na marcação.
Essa também foi a primeira vez que Vilson foi sacado do time principal, desde a contusão do argentino Dudar, considerando jogos e treinamentos. O zagueiro de 19 anos é titular absoluto há oito partidas, e tem contribuído para o excelente desempenho da defesa cruzmaltina nos últimos jogos, que não sofre gols há três partidas.
Há quem garanta, inclusive, que quando Dudar estiver pronto para jogar novamente, não terá mais vaga no time.
O objetivo de Roth com essa série de variações é confundir o adversário, o que vem dando resultado nas últimas partidas. Além das boas vitórias em casa - quando a equipe chega a atuar com três atacantes - contra Inter e Atlético-PR, pela Copa Sul-Americana, a forma agressiva de jogar contribuiu muito para a vitória.
Portanto, se o comandante gaúcho der prosseguimento a sua linha de trabalho, não será surpresa se o Vasco começar jogando de uma forma e terminar completamente diferente dependendo do andamento da partida.