Fábio Carille terá uma semana decisiva como treinador do Vasco. Após a derrota por 3 a 0 para o Corinthians no sábado, o comandante viu a pressão sobre o cargo aumentar. Agora, a equipe disputará os próximos dois jogos em São Januário, que serão fundamentais para o futuro do técnico.
Internamente, o incômodo aumentou, principalmente, pela forma como os últimos dois jogos se desenrolaram. Contra o Melgar, na última quarta-feira, a equipe chegou a abrir 3 a 1 no placar, mas cedeu o empate nos minutos finais. A postura do time, que recuou bastante no fim, e o resultado amargo culminaram em parte da insatisfação.
No duelo contra o Corinthians, o treinador recebeu respaldo para poupar grande parte dos titulares. Inclusive, Carille explicou na coletiva que "escutou a todos" para tomar a decisão. O time havia viajado ao Peru para o jogo na altitude contra o Melgar e fez uma viagem direta para São Paulo. Além de um jogo importante nesta terça-feira pela Sul-Americana, a comissão só conseguiu fazer duas atividades antes do confronto contra o time paulista. Por esses motivos, houve o entendimento da necessidade de preservar a maioria dos atletas que iniciaram a partida em Arequipa.
No entanto, a postura pouco competitiva da equipe durante o confronto e a maneira como a derrota se desenrolou na Neo Química Arena geraram ainda mais críticas. A pressão da torcida contra o treinador também se intensificou após o resultado negativo em Itaquera.
Mesmo com o aumento da insatisfação, também há um entendimento de que os resultados durante o período de trabalho de Carille não foram muito abaixo do que se esperava do Vasco até aqui em 2025. A equipe foi semifinalista do Campeonato Carioca, avançou sem sustos nas fases da Copa do Brasil e estreou com vitória em casa no Brasileirão.
Os próximos dois jogos serão primordiais para a sequência do treinador, uma vez que o Vasco é, em tese, favorito e atua em casa. A equipe recebe o Puerto Cabello, da Venezuela, na próxima terça-feira, e depois terá pela frente o Sport no sábado, ambos os duelos em São Januário.