O Itambé Minas venceu o Vasco da Gama nos pênaltis, por 4 a 2, nesta segunda-feira (31), na Arena UniBH, em Belo Horizonte, no jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil de Futsal, após vitória por 4 a 3 no tempo normal. O duelo foi para a prorrogação pois o Cruzmaltino havia vencido o jogo de ida por 2 a 1, no Rio de Janeiro.
Segundo o regulamento da competição, organizada pela Confederação Brasileira de Futsal, o saldo de gols não é um diferencial para desempate. Assim, uma vitória por qualquer placar do Minas levaria a partida para a prorrogação de qualquer forma. Contudo, uma vitória na prorrogação classificaria a equipe vencedora.
Agora, a equipe da Rua da Bahia espera o vencedor do duelo entre Operário-PR e APAFF-SC, que se enfrentam novamente nesta quarta-feira (2), em Santa Catarina. O APAFF leva vantagem no confronto, já que venceu o jogo de ida por 1 a 0.
Como foi o jogo
O jogo começou animado, com chances para ambos os lados e pressão nos setores ofensivos de ambos os times. O Minas, contudo, se defendia melhor e soube se aproveitar dos contra-ataques. E foi assim que a equipe da Rua da Bahia abriu o placar, ainda no primeiro tempo.
Em roubada de bola, passe de Alexandre Pintinho para Ribeiro pelo lado direito da quadra. O camisa 10 minastenista bateu cruzado para o pivô Pedro Carioca, que ao lado da trave direita do goleiro vascaíno, apenas empurrou para o gol e abriu o placar.
O Vasco se lançou ao ataque, por ter perdido a vantagem construída no jogo de ida. Contudo, em mais um contra-ataque, a equipe minastenista fez boa jogada, Rodriguinho cruzou, e Felipe Potengi, do Vasco, marcou contra. Com o 2 a 0 desfavorável, o Cruzmaltino se lançava ao ataque, utilizando Delduque como goleiro-linha ainda no primeiro tempo.
Segundo tempo
O Vasco começou o segundo tempo pressionando o Minas em busca do empate. E funcionou. Em jogada parecida com aquelas que trouxeram a vitória carioca no jogo de ida, os visitantes chegaram ao empate com Nick, que se colocou ao lado da trave para completar um forte chute cruzado e diminuir o placar.
E em jogada ensaiada de escanteio, mais um chute cruzado do Vasco para dentro da área minastenista. Dessa vez, gol contra de Alexandre Pintinho, do Minas, empatando o placar da partida, para delírio dos vascaínos presentes na Arena UniBH.
Após o empate, o Minas voltou para o jogo, e após excelente trabalho de pivô do camisa 9 Gui Reis, Thierry Henrri bateu forte de perna direita sem chances para o goleiro do Vasco. 3 a 2 para a equipe da Rua da Bahia, faltando cerca de 6 minutos para o fim do jogo.
E faltando apenas 1 minuto, o Vasco conseguiu empatar mais uma vez, dessa vez com Renoldi, que estava como goleiro-linha. O Cruzmaltino utilizou a vantagem numérica e facilitou a vida do camisa 11, que apenas empurrou para o gol. E restando 30 segundos para o fim do jogo, Bryan fez linda jogada pela direita, chutou cruzado e marcou o 4º gol, colocando o Minas em vantagem mais uma vez, impedindo a vitória vascaína.
Prorrogação
Com o resultado, a partida foi para a prorrogação e teve o placar ‘zerado’. O Minas começou melhor o primeiro tempo, pressionando o Vasco e não deixando a equipe carioca sair em contra-ataque, porém, não conseguiu marcar.
O segundo tempo começou da mesma forma, com pressão do time da Rua da Bahia. Ainda assim, o zero não saiu do placar e o jogo foi para as penalidades máximas.
Pênaltis
Nos pênaltis, o Minas abriu as cobranças e desperdiçou, com Rodriguinho. Na sequência, Renan Rocha marcou para o Vasco e colocou o Cruzmaltino em vantagem. Thierry Henrri marcou para o Minas e inaugurou o placar para os mandantes nas penalidades.
Em seguida, Loureiro, do Vasco, chutou a bola na trave e deixou tudo igual. O Minas saltou na frente com Pinheiro. Felipe Potengi marcou para o Cruzmaltino, deixando o placar em 2 a 2. Ribeiro deixou o time mineiro na frente mais uma vez. Marquinhos, do Vasco, parou em Virtuoso. Léo Brandão então, marcou a última penalidade e classificou o Minas para as oitavas de final da Copa do Brasil.