Mauro Galvão está no Piauí para acompanhar uma peneira em Água Branca, a 97 quilômetros de Teresina, para selecionar jogadores para o Vasco da Gama. O ex-zagueiro vascaíno e atual coordenador das categorias de base do clube diz que os locais distantes dos grandes centros são os maiores celeiros de novos talentos na atualidade.
A peneira do Vasco começou na manhã desta sexta-feira (9) e segue até o sábado. Antes, uma pré-seleção foi feita em outros municípios do interior do Piauí, como José de Freitas, Piripiri, Parnaíba, entre outros, de onde foram tirados os melhores para esta etapa. Os selecionados serão chamados no decorrer do ano para um período de treinamentos no Rio de Janeiro, onde serão melhor avaliados para, então, assinar com o Vasco da Gama.
Mauro Galvão conta que procura três aspectos principais durante a peneira do Vasco: a idade apropriada para ser trabalhado, o porte físico e a qualidade do futebol. Segundo o ex-zagueiro, os grandes clubes atualmente procuram por talentos fora dos grandes centros, onde já não se veem mais tantos talentos surgir.
- Nos grandes centros urbanos, já não há muitos campos para se jogar. É em outros estados ou no interior onde a gente ver surgir mais garotos, porque tem mais campos para jogar afirma.
A história recente do Vasco registra uma boa passagem de um jogador piauiense. O volante Rômulo, natural de Picos, brilhou pelo time vascaíno e chegou a seleção olímpica, antes de ser vendido para o futebol russo.