Futebol

Nuno Moreira tem profecia para cumprir no Vasco

Entre os comandados de Fábio Carille que se preparam para a primeira rodada do Brasileirão, está um português de 25 anos que vive a primeira experiência longe do seu país de origem. Nuno Moreira tem dois jogos disputados pelo clube, já fez gol, deu assistência, mas de certa forma ainda é um desconhecido para a torcida vascaína. O jogo contra o Santos neste domingo, às 18h30 (de Brasília), será sua estreia em São Januário.

Apesar do pouco tempo, Nuno parece ter tomado uma vaga do time para si. Ele será o ponta-esquerda titular do Vasco neste início de campeonato, a julgar pela atuação nos dois últimos jogos e pelos treinos nessas três semanas de preparação que teve o clube depois do Carioca. Carille já disse que gosta de montar sua equipe para atacar de forma mais técnica e articuladora de um lado, e do outro, com mais físico e potência. Nuno estará do lado pensante do ataque.

 

O português vem do melhor semestre da sua carreira, com nove gols e cinco assistências nas 23 partidas que fez com o Casa Pia nesta temporada. Pela idade e por se tratar de uma posição sempre requisitada no mercado, as propostas na janela de transferências eram questão de tempo.

- Nós estávamos preparados para isso - contou ao ge a namorada Inês Afonso, de 22 anos, que veio com o jogador para o Rio de Janeiro.

- Quando o mercado abriu, o Nuno estava em uma época muito boa em Portugal. Eu sou suspeita para dizer, mas ele era o melhor jogador da equipe. Foram surgindo propostas, mas nunca aquela que pensamos: "É esta!". E mais para o final do mercado apareceu o Vasco - completou.

Naquele dia, como Nuno estava de folga, o casal decidiu atravessar o Rio Tajo e ir até a margem sul de Lisboa para conhecer o santuário do Cristo Rei, monumento religioso situado na região de Almada. A ligação do empresário causou apreensão, em Inês principalmente: "O Nuno é tão calmo que às vezes me irrita".

A notícia era de que o Vasco havia feito contato e demonstrado interesse na contratação de Nuno. Àquela altura, o clube corria na reta final da janela para contratar os extremos que Carille tanto desejava para seu esquema tático, mas colecionava tentativas frustradas.

- Ele falou minimamente com o empresário, pegamos o carro e fomos passear no Cristo. Fizemos uma oração e eu pedi muito que o Vasco quisesse ficar com o Nuno. Só que depois o Vasco não disse mais nada - lembrou Inês.

 

Dada a urgência no tema, Pedrinho e seus diretores trabalhavam com os nomes que ocupavam o topo da lista de contratação ao mesmo tempo em que iniciavam conversas com outras alternativas para entender condições e não começar uma negociação do zero, caso fosse necessário. O primeiro contato com o Casa Pia foi uma consulta.

Nuno tinha contrato com o clube português até junho de 2026, mas a multa rescisória havia sido reduzida depois do primeiro ano e determinava um valor acessível: 3,5 milhões de euros, aproximadamente R$ 20 milhões. Na metade de fevereiro, faltando duas semanas para fechar a janela, o Vasco retomou a negociação e oficializou uma proposta. O acordo foi fechado no dia 19, uma quarta-feira.

No mesmo dia, Nuno e Inês começaram a preparar a mudança. Na quinta, foram para o Norte se despedir da família. E, na sexta, viajaram.

- Muito honestamente estávamos a pensar que ele poderia mudar para um clube português - confessou o pai Lázaro Moreira, com sotaque português marcado.

- Foi um cadinho de surpresa quando ele disse que um clube brasileiro estava interessado no passe dele, não estávamos preparados para ele sair do país. A gente sabia que ele tinha esse sonho de jogar outra liga, em outro patamar, mas pensávamos que ele ainda ficaria mais um pouco em Portugal. Mas nós sempre apoiamos as decisões dele. Quando ele disse "sim", que aceitaria, a partir desse dia a família virou Vasco - completou rapidamente, antes de concluir:

"Agora somos todos Gigante da Colina".

As origens de Nuno

Nuno Moreira nunca imaginou fazer qualquer outra coisa na vida que não fosse tornar-se jogador profissional de futebol.

Ele nasceu na cidade litorânea de Espinho, que faz parte da grande área metropolitana do Porto. A família é grande: ele tem uma irmã mais velha, 16 tios e cerca de 20 primos. "O Nuno é o orgulho de todos eles", conta o pai. A maioria mora perto um do outro no bairro onde o atacante do Vasco cresceu.

Como ele "vivia a andar com a bola junto ao pé" na infância, aos oito anos os pais o colocaram na escolinha de formação do Sporting. Nuno treinava perto de casa e aos finais de semana viajava até Lisboa em um ônibus disponibilizado pelo clube para treinar na Academia, junto com meninos oriundos de outras regiões. Foram cinco anos percorrendo esse trajeto de 300 quilômetros uma vez por semana.

Aos 12 anos, Nuno foi selecionado para morar na Academia do Sporting e dar sequência ao processo de formação. E foi viver sozinho em Lisboa.

- Foi difícil deixar os pais e a irmã, que tem uma diferença de seis anos. Foi bastante difícil. Mas ele queria muito ser jogador de futebol - lembrou o pai Lázaro.

"Eu sabia disso. Mas muitas vezes, nessas viagens de três horas até Lisboa, eu perguntava se ele por um acaso cogitava outra coisa. E ele respondia: quero ser jogador de futebol. Ele nunca visualizou outra coisa", completou.

Nuno e a família são muito gratos ao Sporting, embora ele nunca tenha jogado no profissional do clube. O atacante chegou à equipe sub-23, mas em 2021 foi negociado em definitivo com o Vizela, que havia acabado de subir para a Primeira Divisão. O treinador era Álvaro Pacheco, que no ano passado teve uma passagem relâmpago (e que deixou pouca saudade) no Vasco.

Álvaro é outra figura a quem Nuno faz questão de agradecer, como disse em sua coletiva de apresentação em São Januário.

- Tenho muito carinho por ele, foi uma pessoa que me ajudou muito enquanto jogador e pessoa também, foi meu primeiro treinador na Primeira Liga. [...] Eu pessoalmente queria que ele tivesse dado certo aqui porque é um grande treinador.

"Jogador de clube grande"

Foram duas temporadas e meia no Vizela, com cinco gols e mais de 80 jogos disputados. Nuno não é um atacante de muitos gols, mas consolidou-se como peça essencial da equipe atuando aberto pela esquerda, auxiliando na criação das jogadas e finalizando de média e longa distância. Na equipe, ele conheceu um dos seus melhores amigos no futebol, o brasileiro Cassiano, que aponta outra característica marcante do jogador português.

"Ele é um cara muito inteligente, muito mesmo, tanto dentro quanto fora de campo. Acho que ele é mais inteligente ainda dentro de campo", afirmou o centroavante.

- É um jogador que, além da qualidade técnica, consegue ler muito bem o jogo. Até acho que ele vai ser um grande treinador quando parar porque entende muito do jogo, do futebol em si - completou em entrevista ao ge, revelando que quase acertou com o Vasco a pedido de Álvaro Pacheco, mas, com a demissão do treinador, acabou indo para o Avaí.

Cassiano, que em seguida também atuou com o amigo no Casa Pia, contou uma ocasião em que essa capacidade que Nuno tem de ler o jogo taticamente foi determinante para uma vitória. Em dezembro do ano passado, eles foram enfrentar o Braga fora de casa. O time estava com dificuldade de sair jogando e precisava fazer a ligação direta, mas Cassiano, sozinho no ataque, não conseguia levar a melhor sobre os dois zagueiros adversários.

- Então ele falou para eu entrar pela lateral que os centrais iam se perder, que aí ele chegaria pelo meio para receber sozinho. Dito e feito - contou Cassiano.

Aos 25 do segundo tempo, com o placar em 1 a 1, Nuno recebeu na entrada da área e acertou um chutaço para garantir a vitória do Casa Pia fora de casa. Veja o gol:

No cotidiano, os mais próximos definem Nuno Moreira como alguém muito calmo, analítico e observador - e ele leva isso para dentro de campo. O atacante do Vasco vive pendurado no celular disputando partidas de xadrez. "Ele é viciado nisso", resume Inês.

A namorada acredita que essa postura está relacionada à fé que Nuno tem em si mesmo. Para ela, ele sabe do que é capaz e sabe onde pode chegar.

"O Nuno é um jogador grande, ele tem gols contra todos os grandes, ele se sente confortável em jogar contra grandes, não se assusta com isso. Ele é um jogador de clube grande", resumiu ela.

Dos 16 gols que Nuno marcou como profissional no futebol português, quatro foram contra clubes considerados grandes: dois no Porto, um no Sporting e um no Benfica. Pelo Vasco, o único gol marcado até o momento foi no clássico contra o Flamengo, logo em sua segunda partida com a camisa da equipe.

A profecia

Nuno saiu do hotel onde estava morando desde que chegou ao Vasco e se mudou para uma casa na semana passada. Em breve, o casal espera poder trazer a cadelinha Teide, de três anos, que ficou em Portugal. Com exceção do calor extremo, que causou um baque nas primeiras semanas, a adaptação vai muito bem, obrigado.

Tão bem que Inês e ele cancelaram os planos iniciais de visitar a família em Portugal no meio do ano, durante a pausa do Mundial, para ficar e conhecer outros lugares do Rio de Janeiro. Búzios e Angra dos Reis estão entre os destinos mais cotados.

- Ele está muito feliz no Vasco, quer continuar bem, é um clube onde ele quer ficar por muitos anos. Ele gosta muito daqui, nós adoramos - garantiu Inês.

Ao menos até dezembro de 2027, que é até quando dura seu contrato, Nuno será jogador do Vasco. Muitas estreias o aguardam: o primeiro jogo em São Januário, no Brasileirão, as primeiras viagens pelo continente para disputar a Sul-Americana... Tudo é novo para o jovem jogador que nunca havia saído de Portugal.

- Tentei preparar ele para quando chegasse no Rio pudesse entender tudo que vai chegar com isso, com esse contrato, tudo que vem junto. Eu estou sempre tentando ajudar ele de alguma forma. Quando ele soube da possível contratação do Vasco, veio conversar comigo, me perguntou do clube, do país - contou o amigo Cassiano, que também revelou a existência de uma profecia relacionada a Nuno.

- A gente costumava ir na igreja aqui, e o pastor é muito amigo nosso. Ele realmente falou que iam acontecer grandes coisas na vida dele, e uma dessas coisas era chegar na seleção portuguesa. Tanto eu quanto ele acreditamos muito em Deus e nessas coisas. Então, além da qualidade, ele tem uma profecia que é chegar à seleção - disse, antes de concluir:

- E acredito que ele vai chegar, sim.

Fonte: ge
  • Domingo, 30/03/2025 às 18h30
    Vasco Vasco 2
    Santos Santos 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 02/04/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    Melgar Melgar
    Copa Sul-Americana Monumental de la UNSA
  • Quarta-feira, 09/04/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Puerto Cabello Puerto Cabello
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 06/04/2025
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 13/04/2025
    Vasco Vasco
    Sport Sport
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
Artilheiro
Pablo Vegetti 8
Jogos
Vitórias 7 (43,75%)
Empates 5 (31,25%)
Derrotas 4 (25,00%)
Total 16
Gols
Marcados 22 (62,86%)
Sofrido 13 (37,14%)
Total 35
Saldo 9
Cartões
Amarelos 35 (100,00%)
Vermelhos 0 (0,00%)
Total 35