O Vasco fará uma proposta oficial hoje (20) ao Independiente (ARG) para comprar os direitos econômicos de Martín Benítez. Embora não tenha para pagamento imediato os US$ 4 milhões (cerca de R$ 22,4 milhões) exigidos pelo clube argentino, o Cruz-Maltino está confiante em um acerto.
Com limitações financeiras, a oferta vascaína abrange mais de uma possibilidade, de modo que alguma tente satisfazer os dirigentes da equipe de Avellaneda (ARG), que também atravessa problemas com as finanças e já deixou claro que não aceitará um novo empréstimo.
Outro ponto que pode pesar a favor do Vasco é o desejo público de Benítez em ficar em São Januário. O meia já autorizou seu empresário a transmitir esse panorama à diretoria do Independiente.
Além de estar em lua de mel com a torcida do Vasco e ser um dos destaques no Campeonato Brasileiro, o jogador e sua família se adaptaram rapidamente ao Rio de Janeiro e gostam de morar na capital carioca.
Benítez mora no bairro da Barra da Tijuca (zona oeste do Rio de Janeiro) e, apesar de passar muitos momentos de lazer com o compatriota Germán Cano e seus familiares, também já fez amizade com brasileiros, que o ajudam no dia a dia e facilitaram sua ambientação.
O empréstimo de Martín Benítez com o Vasco se encerra no fim de dezembro e foi fechado antes da pandemia do coronavírus.
Sem clima no Independiente e com sondagens de fora
Apesar de Benítez estar se destacando no Vasco e ficar valorizado, o Independiente, inicialmente, não tem o desejo de que ele retorne ao elenco. A ideia da diretoria argentina é fazer caixa com o jogador.
Revelado pelo próprio "Rojo", Benítez só havia jogado lá antes de se transferir para o Cruz-Maltino. Há nove anos no clube e carregando o status de promessa, ele alternou bons e maus momentos, mas, desde o ano passado, conviveu com críticas da torcida, algo que o fez querer mudar de ares.
Caso o Vasco não consiga efetuar a compra dos direitos, dificilmente ele voltará para o Independiente. O Al-Hilal, da Arábia Saudita, por exemplo, já sinalizou com a possibilidade de fazer uma proposta, e dois clubes brasileiros também teriam sondado o argentino de 26 anos.
Empresário do atleta, Adrian Castellanos, porém, diz que a prioridade no momento é do Vasco.
"O Benítez está priorizando sua parte esportiva , quer continuar avançando no seu desenvolvimento esportivo. Tenho um relacionamento muito bom com o Al-Hilal, é um dos maiores times da Arábia, mandaram algo concreto, mas hoje estamos trabalhando no projeto do Vasco. Caso contrário, avaliaremos outros mercados. Vejo o Benítez com futuro europeu, aqui ele mostrou que pode jogar e não é fácil fazê-lo no futebol brasileiro", destacou Castellanos ao site argentino Infierno Rojo.